O Lar Familiar da Tranquilidade, de Vila das Aves, tem, a partir do dia de hoje, um logótipo identificativo desta Instituição Particular de Solidariedade Social.

O logótipo foi seleccionado a partir de um Concurso de Ideias e desenvolveu-se através de uma parceria entre o Lar Familiar da Tranquilidade e a Escola Básica 2-3 de Vila das Aves.


O concurso foi aberto a alunos e professores daquele estabelecimento de ensino, tendo sido apresentados 13 trabalhos, de acordo com o regulamento criado para o efeito. Tal como estipulava o documento, a selecção da proposta vencedora, bem como de um segundo e terceiro prémios, foi encontrada no passado dia 17 de Novembro, a partir de um júri, constituído por um elemento da direcção do Lar, Celso Campos, e por dois professores de Educação Visual, João Carlos e Alberto José.

A escolha dos premiados foi feita de forma unânime pelo júri, que decidiu atribuir o primeiro prémio e adoptar como logótipo do Lar Familiar da Tranquilidade a proposta de António Manuel Mota Menino. O segundo prémio foi atribuído a Ana Isabel Fonseca Pinto e o terceiro a Euryanny Viana Reis.

A marcar a proposta vencedora e, de acordo, com a memória descritiva do autor, surgem como marcos do logótipo a letra ‘t’, de ‘Tranquilidade’, identificativa da instituição, “virado para a esquerda e com os braços ligeiramente curvados, simbolizando o gesto de um abraço, que dá origem a um coração, símbolo dos afectos”.

António Menino diz que globalmente, o seu desenho destaca a “dimensão humana na construção dos afectos, transmitindo, desta forma, um dos valores centrais das instituições em causa”. O autor explica ainda a escolha das cores. O vermelho, nos elementos gráficos, “simboliza a força, a abertura de espírito, o dinamismo e o poder de atracção”. Já o amarelo como fundo pretende, como escreve o autor vencedor, “remeter para o companheirismo, associativismo e calor humano”.

A entrega dos diplomas aos vencedores e a todos os participantes será feito na quinta-feira, 18 de Dezembro, durante a festa de Natal na Escola EB 2-3 de Vila das Aves. A cerimónia de entrega dos prémios aos vencedores e ao estabelecimento de ensino acontecerá no próximo Domingo, dia 21 de Dezembro, de tarde, durante a festa de Natal do Lar Familiar da Tranquilidade.

Comments are closed.