O Lar Familiar da Tranquilidade inaugurou ontem, dia 1 de Abril, os melhoramentos realizados na sua cozinha e procedeu à benção de uma nova viatura. Estes actos marcaram a comemoração do 19º aniversário desta Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), de Vila das Aves.

O programa comemorativo iniciou-se ao final da tarde com a benção de uma nova viatura, vocacionada, em primeiro lugar, para servir a valência do Serviço de Apoio Domiciliário que a instituição presta a cerca de 30 idosos, satisfazendo as suas necessidades básicas, todos os dias da semana. A benção foi feita pelo presidente do Lar Familiar da Tranquilidade, o padre Fernando Azevedo Abreu, na presença de inúmeros utentes da instituição, funcionários e direcção da instituição.

Na ocasião e tendo por base a Palavra de Deus, o sacerdote fez questão de lembrar três pessoas. Referiu-se ao utente António Castro, o único ainda vivo que entrou no lar no dia da abertura há 19 anos atrás. Evocou depois a memória do Padre Nuno, pároco de Alfena, falecido em 1999, que, há cerca de 20 anos, ajudou o padre Fernando a ultrapassar problemas burocráticos que estavam a atrasar a abertura do Lar. Por último, recordação permanente foi mais uma vez a figura do benemérito António Martins Ribeiro, que doou todos os seus terrenos à paróquia, entre os quais o local onde hoje está edificado o Lar Familiar da Tranquilidade.

De seguida realizou-se o jantar convívio no refeitório, altura em que se evocou os aniversários dos utentes comemorados durante o mês de Março e do próprio Lar. O ponto alto foi, no entanto, a gratidão manifestada ao casal de utentes, Manuel Coelho e Rosa Araújo, que custeou as obras de modernização e melhoramento da cozinha da instituição. A intervenção incidiu, sobretudo, na aquisição de novos equipamentos de cozinha, além de outras pequenas intervenções que melhoraram o funcionamento daquele espaço. O agradecimento do Lar foi expresso com o descerramento de uma lápide, alusiva ao gesto dos dois utentes.

Comments are closed.